Ode Triunfal Ilusória



A tecnologia avança mas o mundo retrocede,
Os aparelhos são reforçados mas os valores são esquecidos,
Um ciclo vicioso domina e foge a crença, de serem ressarcidos,
Pensamentos no meu abrigo envolvidos num véu de simplicidade.

Crianças! Libertem-se das correntes “sem fios”,
Não se lancem ao avanço, o vosso outrora chegará,
Ah, que avidez unificar-vos ao meu passado onde o moderno era desconhecido.

Jovens! Mantenham-se fiéis aos vossos gostos e não aos vossos gestos,
Que a criatividade, a honestidade e o trabalho árduo vos acompanhe até ao fim da estrada,
Que a vossa tese não se baseie no medo
Medo de ser diferente,
Medo de não pertencer a um grupo,
Medo de prosseguir,
Não sejamos uma geração em involução!

Ora a obsessão pelo digital é um entrave!
E os níveis de estatuto da sociedade…
Ai o que os outros pensam…

Ó marcas de alto calibre! Ó media! Ó marketing, ó publicidade…
Somos escravos da imagem
O Homem é um boneco concebido com o seu próprio material,
E o trilho é circular…

Que exaltação exuberante pelas novidades modernas!
Ah, pudera eu agregar um logótipo ao meu corpo para triplicar o meu valor…

Que horrendo é esta peste negra…
Que desumano é trabalhar doze horas ou mais até…
Que atrocidade partir para a guerra…
Não!
Sentir-me ofendido também é horrível…


Desejos de felicidade genuína são o meu desejo,
Amem-se, esta dúvida não se entrega às prestações,
Falai por voz e não por chamada de voz,
Pois venham as tempestades que vierem…
A melhor rede social será sempre uma mesa cercada de amigos.

Mas a torneira continua a pingar…

Ah, a tecnologia avançou e o mundo retrocedeu…



Isídro Mendes