Regulamento do AESAS



Concurso “Faça Lá Um Poema”
Regulamento do AESAS


A Biblioteca Gracinda Castanheira, a Biblioteca Manuel Monteiro e o grupo de Português do AESAS desafiam-te a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA, que decorrerá até ao dia 23 de março de 2019, integrado numa iniciativa promovia pelo Plano Nacional de Leitura, PNL2027, e a Fundação Centro Cultural de Belém, CCB, que todos os anos e com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, celebram o Dia Mundial da Poesia.
Tal como em edições anteriores, a apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA. Aí podes ler o teu texto, dividindo com outros o brilho e o significado das tuas palavras.
O presente documento tem por base o regulamento nacional que deves consultar em: http://pnl2027.gov.pt/np4/facalaumpoema2019.html.

1.         A participação no concurso é individual e sob pseudónimo.
2.         O Concurso não é subordinado a um tema específico (tendo em conta que o poeta celebrado este ano, no Dia Mundial da Poesia no CCB é Sophia de Mello Breyner Andresen podes tomar como referência esta poeta e a sua temática vasta).
3.         O concurso “Faça Lá um Poema” desenvolve-se em duas categorias: 3º ciclo e ensino secundário:
a.    Podem concorrer à categoria do 3º ciclo os alunos matriculados no AESAS em qualquer ano de escolaridade deste nível de ensino;
b.    Podem concorrer à categoria do ensino secundário os alunos matriculados no AESAS em qualquer modalidade deste nível de ensino.
4.         Os poemas devem ser enviados por e-mail (biblioteca@esas.pt) ou entregues na tua biblioteca até ao dia 11 de fevereiro. Serão excluídos os poemas entregues ou enviados em data posterior.
5.         Para além da identificação do autor (nome e turma) e de um título, o poema deve ser assinado com um pseudónimo.
6.         Um grupo de docentes de Português do AESAS apreciarão cada um dos poemas apresentados nos termos dos pontos anteriores. Serão enviados para o Plano Nacional de Leitura (PNL 2027) todos os poemas selecionados por este grupo. As decisões deste grupo são soberanas pelo que não são sujeitas a recurso.
7.         Os poemas selecionados poderão publicados nos espaços web das bibliotecas do agrupamento.
8.         Depois de uma pré-seleção pelo PNL 2027 um júri final ordenará, por categoria, os textos vencedores em 1º, 2º e 3º lugares e alguma distinção.
9.         Aos autores dos que forem considerados os melhores poemas, serão atribuídos prémios, a anunciar e a divulgar nos portais do PNL2027 e do CCB.
10.     Os autores dos textos premiados podem, eles próprios, ler os seus poemas na Maratona de Leitura do CCB, indicar alguém que os leia por si ou permitir a um declamador que o faça. A sessão decorrerá no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia.
11.     No que ao AESAS reporta, os casos omissos no presente regulamento serão solucionados pelas professoras bibliotecárias e pelo representante da disciplina de Português à luz do regulamento nacional do concurso.

AESAS, 10 de janeiro de 2019


Versão pdf: https://bit.ly/2TUYPWN