Regulamento do Concurso 2011

Enquadramento

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2011, que se realiza no Centro Cultural de Belém (CCB), no dia 20 de Março, o Plano Nacional de Leitura (PNL) e o CCB, numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia. Este tem como objectivo principal incentivar o gosto pela escrita de poesia junto da comunidade educativa, podendo nele participar todos os alunos matriculados na escola e enquadra a participação da Escola Secundária de Alberto Sampaio (ESAS) no concurso “Faça lá um Poema”, conforme regulamento especifico disponível em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/upload/ficheiros/flp2.pdf.

Regulamento
1. O concurso de Poesia na ESAS é uma iniciativa conjunta da Coordenação da Biblioteca Escolar e do Grupo de Português da Escola Secundária de Alberto Sampaio e decorre durante o mês de Janeiro e Fevereiro de 2011, destinando-se a distinguir os melhores poemas escritos por alunos do ensino secundário da ESAS, e a seleccionar três poemas para apresentar ao concurso Nacional “Faça Lá Um Poema”;

2. Podem ser apresentados a concurso poemas da autoria de alunos da Escola Secundária de Alberto Sampaio sobre qualquer temática, cuja extensão do texto não ultrapasse os 4000 caracteres, incluindo caracteres e espaços.

3. Os poemas a concurso deverão ser colocados, até ao dia 21 de Janeiro, em local próprio da Biblioteca, em envelope fechado, devendo no interior, para além de ser colocado o trabalho em suporte escrito (um por envelope), ser mencionado o nome, o ano e a turma do aluno concorrente.

4. Serão excluídas do concurso todas as propostas que não respeitem qualquer procedimento descrito nos dois pontos anteriores.

5. Os trabalhos serão avaliados por um júri de três elementos, docentes de Português da ESAS, que entre os dias 22 e 26 de Janeiro seleccionarão os 10 melhores poemas, tendo como critérios principais a correcção da escrita, a riqueza de conteúdo e a originalidade do tema e da linguagem.

6. Não haverá recurso das decisões do júri.

7. Os trabalhos a apresentar ao concurso Nacional “Faça Lá um Poema” serão escolhidos, de entre os 10 poemas seleccionados pelo júri mencionado no ponto 5 deste Regulamento, através de votação aberta no blogue do concurso (acessível através da página da ESAS - http://www.esas.pt link “Biblioteca/CRE” - ou http://besas2.blogspot.com) sendo seleccionados os três trabalhos mais votados, entre os dias 27 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2010.

ESAS, 5 de Janeiro de 2011